domingo, 6 de junho de 2010

Aquele um


Em nome de meus colegas que têm muitos anos, muitas turmas a mais nas costas, um pedido: se você é aquele um que aproveitou alguma coisa das aulas, volte. Mesmo que dez, quinze, vinte anos depois, volte e diga a seu professor. Diga que o jeito de ele explicar sujeito e predicado, em um determinado dia, foi fundamental para que você finalmente entendesse a coisa. Diga que foi com ele que aprendeu a usar a vírgula. A gostar de escrever bilhete, carta, blog. A perceber que Machado nunca foi um escritor difícil. A aceitar que poesia nunca foi coisa de frutinha. Diga qualquer verdade positiva (mas tem de ser verdade): que ele controlava bem a turma, que ele era o que tinha mais paciência para explicar de novo, que ele fazia as melhores piadas, que inspirava respeito mas não metia medo, que você na época desejava tê-lo como pai (ou mãe), que você foi secretamente apaixonado por ele (ou ela), que as aulas dele ajudaram um pouco no concurso da Petrobras, que aquela questão do Enem você só acertou por causa dele. Diga, diga.

Acho que essa – quem já jogou o trintão Pac-Man sabe – é a única vitamininha que permite a nós, professores, aguentar mais um dia na carreira devorando nossos fantasmas.

7 comentários:

indivídua disse...

bah, com certeza!!!!!! esta é a gasolina para uma profissão tão pouco valorizada no brasil

http://celuliteseoutrasestranhezasdemulher.blogspot.com/

Anonima disse...

Aaah, pode crer que eu não vou esperar passar tanto tempo; meus professores são meus heróis e eles bem sabem disso - eles são mais meus amigos que os meus colegas de classe... Vida longa e feliz na tua carreira, com teus alunos!


abraços.

Marina Barcelos disse...

Adorei, e podes crer eu volei esse ano lah na escola, e soh se passaram 5 anos ;D

mulherices disse...

Mais que isso ... há 20, 30 anos atrás, a gente tinha pelos professores uma noção de RESPEITO que não tinha nem pelos próprios pais! Isso, infelizmente, mudou muito. E o país, dizem, vai muito bem na "educação" ... pra mim, está cada vez mais mal educado.

Leonardo disse...

É tão bom quando realmente temos esses momentos em que podemos agradecer aquela dica que anos depois valeu muito. Tive professores ótimos que até hoje fazem diferença na minha vida.

Ismael Assunção Costa disse...

Gostei do texto ,realmente o professor é uma profissão desvalorizada no brasil.





http://protozooario.blogspot.com/

Cindy L. T. disse...

Mesmo não gostando de alguns prof. sim temos que agradece-los,eles nos tão a base aprendemos muito com eles direta ou indiretamente...
Professores são professores não importa o tempo!

(desculpe a demora! hahaha)

http://worldclt.blogspot.com/