segunda-feira, 7 de junho de 2010

Ser Moisés


Como disse dois posts atrás, hoje faço 30 anos. Também dois dias atrás, saí para minipré-comemorar (ou pré-minicomemorar) com os meus mais próximos – namorado e irmã. O garçom que nos atendeu no restaurante, Moisés, me surpreendeu por ser o garçom. Além de fofissimamente simpático, parecia adivinhar pensamentos e necessidades. Considerei imaginariamente que meu suco estava demorando um pouco – e ele se aproximou para avisar que o suco logo iria sair, houve um pequeno atraso na cozinha. Meu Fábio ergueu o dedo para chamá-lo e pedir talheres, mas Moisés, só de ver o gesto, murmurou de longe: "talheres?" – e veio trazê-los sem precisarmos verbalizar o pedido. Lá pelas tantas, visitou a mesa apenas para perguntar, risonho, se tudo estava bem, se faltava alguma coisa. Quando nos preparávamos para sair, usei o giz de cera que ficava sobre a mesa (um mimo para as crianças desenharem) no rabisco de um agradecimento na toalha branca de papel. "Valeu, Moisés!" Moisés merecia. Dez por cento pagos com muito gosto.

Lembram que comentei o quanto gostaria de ser boa, uma das melhores, fizesse o que fizesse? Pois é. Eu gostaria, em suma, de ser Moisés em minha profissão. Qualquer que ela continue sendo ou venha a ser. Uma profissional que – o significado do nome vem bem a calhar – se "salve das águas" complacentes e medíocres em que tendemos a navegar, por puro cansaço. Onde quer que eu esteja, quer continue nas salas de aula ou não, só o que desejo é me salvar das águas, da maré, da ressaca de desânimo que tanto nos arrasta. Pelos próximos trinta, sessenta, noventa anos, eu quero ser Moisés. Se ainda por cima conseguir libertar alguém de alguma escravidão, mostrar algum caminho, abrir passagem pra alguém por algum Mar Vermelho, já dou minha vida por muito bem paga. Basta um. Aquele um.

5 comentários:

Eu a Mah disse...

Nossa, arrasou!!!
tbm quero ser "Moisés"!!! hihihih

vou linkar esse post para a smaiguinhas...gostei muito.
Tbm quero, tenho me achado muito escrava do "trabalhar só por dinheiro", já não sinto a excitação... e bem, como seria ótimo ter um amor "moisés", que adivinhe minhas necessidades e almejos.
continue escrevendo...vou seguir. bjuXXX

http://meninabezerra.blogspot.com/

Bob Souza disse...

Vlw Moisésss, é assim mesmo vivendo e aprendendo, Seremos todos Moisés quando nos for oportuno, quando não for, seremos só Faraós ^^

Niemi Hyyrynen disse...

Oie! ^^

Acho que o moisés é antes de tudo o reflexo da experiencia, ele deve ter demorado um cadinho a aprender as possiveis situações.

Mas é tempo suficiente, de se cansar de fazer aquilo e se tornar "mediocre", acho que ele escolheu o melhor caminho, o da dedicação. :)

Quero ser Moisés quando crescer! rs


Niemi.

Macaco Pipi disse...

NOSSA
TOTALMENTE COMPLETO!

Anônimo disse...

Que delícia ler seus textos! Acabei de conhecer seu blog e já me amarrei.